Alstonia scholaris
Orrosco Sarmento
Sedaliza Soares
Nome comum
___
Philippe
Tomás
Nome tétum
Ai-hanek
Philippe
Tomás
Conservação
Pouco Preocupante (LC)
IUCN-Red List Index
Philippe
Tomás
Descrição científica
A Alstonia scholaris é uma espécie de árvore pertencente à família Apocynaceae do Reino Plantae. A árvore pode crescer até 40 metros de altura. Neste momento a sua preservação é pouco preocupante. O período de floração é em outubro, altura em que liberta um cheiro perfumado das suas flores de cor creme, branca ou esverdeada. O tronco possui casca superficialmente fissurada, no seu interior existe uma seiva abundante, com uma cor acinzentada, que tem uma grande aplicação na medicina tradicional sendo usada em inúmeras doenças. As folhas são estreitas de cor verde e ocorrem em verticilos de 3 a 10 cm de comprimento. Os ramos jovens apresentam diversas lenticelas, tecido poroso, que permitem o intercâmbio de gases. As sementes são oblongas com margens ciliadas.
Aplicações:
A madeira da árvore Alstonia scholaris é usada para a produção de lápis, caixões e rolhas.
Localização:
Encontra-se distribuída no sul e sudeste da Ásia, Austrália e Índia.
Apreciação crítica
Alstonia scholaris é uma espécie de árvore tropical que pertence à família Apocynaceae no reino dos Plantae. Esta árvore encontra-se em Díli, à frente da Universidade Nacional De Timor Lorosa’e (UNTL).
Em Timor-Leste é conhecida como “Ai-Hanek”, sendo considerada uma árvore de medicina tradicional, pelos nossos antepassados, os Beialas. Todavia, esta árvore é nativa do sul da China, Ásia tropical, Austrália e, na Índia, é comum esta árvore servir como ornamento. A árvore é considerada como Pouco Preocupante (Least Concern) pelo IUCN-Red List Index. Este índice significa que a espécie possui uma ampla e abundante distribuição geográfica, sem ser uma espécie ameaçada. A madeira de Alstonia scholaris tem sido utilizada para fabricar lápis, caixões e a parte inferior da sua raiz tem sido usada para fabricar bóias , utensílios domésticos, como rolhas, visto ser leve e fácil de cultivar. Alstonia scholaris é uma planta altamente tóxica, usada na medicina tradicional timorense, para a cura de algumas doenças, como a malária e a diarreia crónica.
Em suma, a Alstonia scholaris é, para os nossos antepassados, extremamente importante pelas suas capacidades medicinais, além da sua beleza e da sombra refrescante que dá.