Ficus caulocarpa
Neidio Sarmento
Neil Sarmento
Nome comum
___
Philippe
Tomás
Nome tétum
Ai-hali
Philippe
Tomás
Conservação
Pouco Preocupante (LC)
IUCN-Red List Index
Philippe
Tomás
Descrição científica
A Ficus caulocarpa é uma árvore de 10 a 20 metros de altura e a sua imensa copa pode atingir mais de 20 metros de diâmetro. O tronco da árvore é dotado de raízes que se desenvolvem acima do solo e junto com o tronco, em conjunto podem alcançar os 180 cm de diâmetro. As folhas são verdes e caducas, ligeiramente coriáceas e com nervuras bem marcadas. Os frutos apresentam-se numa infrutescência e ao amadurecerem passam da tonalidade branca a rosa. As flores da árvore que vão originar o fruto são designadas de figo, este possui uma aparência que lembra-se a uma pêra, mas tem menores dimensões.
Aplicações:
Esta árvore é uma árvore de sombra e ornamental.
Localização:
Encontra-se distribuída no sul asiático, na região malesiana e na Nova Guiné.
Apreciação crítica
A nossa árvore é uma árvore comum em Timor-Leste que em Tétum se chama “Al-Hali”.
Com base na nossa história, os nossos avós acreditam que quando a “Ai-Hali” tiver mais de 100 anos, os espíritos dos antepassados vivem na árvore e, nos costumes timorenses, os nossos avós alimentam-na, bem como aos espíritos protetores que estão na árvore. Por isso, a “Ai-Hali” é considerada uma árvore sagrada, além da sua história ancestral.
Concluindo, a árvore, que tem sempre uma aparência fresca e bela, encontra-se em lugares públicos, tornando a paisagem mais atrativa.
Esta foi a razão pela qual escolhemos esta árvore.