Moringa oleifera
Felizito Guterres
Neliche Gomes
Nome comum
Acácia-branca
Philippe
Tomás
Nome tétum
Ai-marungi
Philippe
Tomás
Conservação
Pouco Preocupante (LC)
IUCN-Red List Index
Philippe
Tomás
Descrição científica
A acácia branca é uma planta cujo nome científico é Moringa oleifera. Trata-se de uma árvore originária da Índia e que pertence ao Reino Plantae, à Classe Magnoliopsida e à Família Moringaceae. O seu crescimento é extremamente rápido, atingindo o porte arbóreo nos primeiros meses após o cultivo. Cresce principalmente em áreas semi-áridas tropicais e subtropicais. O seu habitat preferencial é o solo seco e arenoso, portanto, solos pobres, como áreas costeiras. As suas mudas são obtidas através de estacaria. No cultivo intensivo o seu tronco é submetido a podas regulares de forma a impedir que a sua altura não ultrapasse um metro e meio, facilitando a colheita das folhas. A espécie Moringa oleifera possui folhas compostas que apresentam filotaxia alterna. As flores são zigomorfas com um único pistilo, o seu tamanho varia entre 2 e 3 cm e têm uma coloração que varia do branco ao amarelo pálido. As sépalas estão dispostas em um único verticilo. O ovário é súpero e unilocular, possui apenas um óvulo e o gineceu é tricarpelar. As anteras abrem-se longitudinalmente.
Aplicações:
Bastante usada na culinária.
Localização:
Encontra-se distribuída no sudoeste da Ásia e no sudoeste e no nordeste de África.
Apreciação crítica
A Moringa oleifera é uma árvore nativa da Índia e atualmente é cultivada em muitos países devido às suas múltiplas utilidades e benefícios. Essa árvore tem sido cada vez mais valorizada devido à sua capacidade de crescer em regiões áridas e pobres em nutrientes, sendo uma fonte importante de alimentos, medicamentos e outros usos.
Uma das características mais interessantes desta árvore é que praticamente todas as partes podem ser utilizadas. As folhas, frutos, sementes e até possuem propriedades nutricionais e medicinais.
As folhas, por exemplo, são ricas em proteínas, vitaminas e minerais, como o cálcio, ferro e vitamina C. Por esse motivo, têm sido utilizadas em muitos lugares como suplemento alimentar para combater a desnutrição, especialmente em populações de baixa renda. Além disso, as folhas possuem propriedades medicinais, como ação anti-inflamatória e antioxidante.
A Moringa também é valorizada pelas suas sementes, que possuem atividade antimicrobiana e podem ser utilizadas no tratamento de água para torná-la potável. Os frutos desta árvore também são consumidos e podem ser utilizados como condimento ou chá medicinal.
No entanto, apesar de todos os seus benefícios, a Moringa oleífera ainda é pouco estudada quanto aos seus efeitos adversos e possíveis toxicidades quando consumida em grandes quantidades.
Escolhemos esta árvore porque, a Moringa oleífera é uma árvore com múltiplas utilidades e benefícios, incluindo suas propriedades nutricionais e medicinais.