Tabebuia pallida
João Esperança
Rogerson Belo
Nome comum
Cedro branco
Philippe
Tomás
Nome tétum
___
Philippe
Tomás
Conservação
Pouco Preocupante (LC)
IUCN-Red List Index
Philippe
Tomás
Descrição científica
A Tabebuia pallida (Lindl.) Miers (1863) é nativa das ilhas do Caribe, mais precisamente: Barbados, Dominica, Granada, Guadalupe, Martinica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, onde habita principalmente nas florestas secas.
O epíteto específico “pallida”, isto é pálida, refere-se à cor das suas flores. Alguns nomes comuns da Tabebuia pallida são “white cedar”, “whitewood” (inglês); "cálice du pape”, “poirier blanc”, “poirier-pays” (francês); “roble de Florida”, “roble merrill”, “cáliz de papel” (espanhol); “ipê rosa” (português do Brasil).
A árvore é semidecídua, com cerca de 10 a 15 metros de altura, de casca castanho-acinzentada. Apresenta folhas simples com 3 folíolos, de forma elíptica, com cerca de 16×6 centímetros, sendo a sua cor verde escuro brilhante. Ela apresenta inflorescências terminais ou laterais com flores em forma de funil, com cerca de 8 centímetros de comprimento, de cor branca ou rosa pálido, com a garganta impregnada de amarelo. Os frutos são cápsulas de 12 a 18 centímetros de comprimento com um diâmetro de cerca de 1 centímetro, contendo muitas sementes que, por serem leves, são facilmente levadas para outras regiões.
Esta árvore é bastante difundida em países tropicais e subtropicais, devido à sua resistência a longos períodos de seca. Também é bastante apreciada pela sua floração e pela folhagem ornamental, sendo ainda utilizada para paisagismo de avenidas.
A Tabebuia pallida é uma planta heliófila, que não requer um solo particular, desde que este seja bem drenado. A planta é sensível a baixas temperaturas, caso sejam inferiores a 10 °C por longos períodos de tempo.
Aplicações:
Algumas das aplicações desta árvore são a utilização da madeira para a construção de móveis e o paisagismo de avenidas.
Localização:
Nativa das ilhas do Caribe, mais precisamente: Barbados, Dominica, Granada, Guadalupe, Martinica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, onde vive principalmente nas florestas secas.
Apreciação crítica
A Tabebuia pallida é uma árvore comum em Timor-Leste embora a sua simplicidade a torne especial. Esta foi uma das razões pela qual escolhemos esta árvore.