top of page

Cocos nucifera

Valerie Carvalho

Xavana Ximenes

20231022_092721_edited_edited.jpg

Nome comum

Coqueiro

Philippe

Tomás

Nome tétum

Nu’u

Philippe

Tomás

Conservação

Não avaliado pelo IUCN

Philippe

Tomás

Descrição científica 

O coqueiro é uma árvore alta, normalmente de 20 a 30 metros de altura. Constituída por um único tronco cujo caule possui uma forma cilíndrica, com casca lisa de cor cinzenta. O tronco é marcado por cicatrizes resultantes da queda da base das folhas. As folhas, de 4 a 6 m de comprimento, são pinadas e são constituídas por folíolos linear-lanceolados, mais ou menos rígidos, de cor verde brilhante. É uma árvore de vida longa podendo chegar aos 100 anos. Floresce durante o ano inteiro, mais frequentemente no verão. O coqueiro é uma árvore que só começa a frutificar quatro anos depois de ser plantada e produz, em geral, 120 a 150 cocos por árvore, por ano. O coco é o fruto da árvore, tem o tamanho da cabeça de uma pessoa e pesa cerca de 1 a 2 kg. O coco é constituído por uma casca dura, com uma polpa de cor branca e carnuda, e no seu interior encontra-se um líquido adocicado, a “água de coco”. As flores podem ser brancas ou amareladas e são pequenas, apresentando-se em cachos de aproximadamente 1 metro de comprimento. Existem flores femininas, com floração contínua e flores masculinas que se abrem em épocas em que as flores femininas ainda não estão recetivas, o que favorece a polinização cruzada.

Aplicações:

Alimento (coco), combustível, cosméticos, remédios populares e materiais de construção.

Localização:

Regiões tropicais do Oriente, Índia, Indonésia, América Central e América do Sul, Moçambique, Tanzânia e Gana.

   Apreciação crítica

  O coqueiro, cujo nome científico é Cocos nucifera, é uma árvore muito comum em Díli. A maioria dos coqueiros estão concentrados numa praia chamada Praia dos Coqueiros. É uma árvore alta, geralmente de 20 a 30 metros, constituída por um único tronco e possui folhas verdes, de 4 a 6 metros de comprimento.
   O coqueiro produz um fruto muito conhecido, o coco, e cada árvore produz cerca de 120 a 150 cocos por ano na sua época de frutificação. A venda de comidas e bebidas com coco, e a própria venda de coco , é muito comum em vários lugares em Díli, como na Praia dos Coqueiros, em Lecidere, em Motael e na Areia Branca. O coco é um fruto com vários benefícios para a saúde, sendo rico em manganês, que é essencial para saúde óssea e para o metabolismo de hidratos de carbono, proteínas  e do colesterol. O coco também é rico em selénio, em ferro e cobre. O primeiro é um importante antioxidante para as células  e os restantes ajudam na produção de glóbulos vermelhos. A folha do coqueiro tem várias funções, mas em Timor as folhas são usadas para fazer a casca de «Katupa», que é um tipo de arroz embrulhado pela folha do coqueiro.
   Nós escolhemos esta árvore, porque, na nossa opinião, ela contribui para a magnífica paisagem da zona costeira de Díli e porque nós gostamos de coco. Apesar da árvore que nós escolhemos ser encontrada na Praia dos Coqueiros, o coqueiro é uma árvore muito familiar para os timorenses, pois existe em todo o lado, sendo muito especial para o povo de Timor em geral.

bottom of page